Cinco dicas para uma boa alimentação
-
Lave bem os alimentos antes de prepará-los. Tenha certeza de que tudo esteja muito limpo. Em se tratando de frutas e legumes, o ideal é que sejam lavados com água filtrada ou fervida previamente, para evitar contaminações e garantir a qualidade da refeição.
-
Lave bem os utensílios e vasilhames que serão utilizados na preparação dos alimentos. Verifique se não há vestígio de sabão ou sujeira nas panelas e talheres. Se possível deixe os talheres em água fervendo por alguns minutos após a lavagem.
-
Verifique a validade dos alimentos, principalmente os enlatados. Sabe aquele molho de tomate que você sabe que tem na dispensa e pretende usá-lo na sua macarronada? Há quanto tempo ele está lá? Não custa nada conferir se ainda está dentro do prazo de validade. Afinal, ninguém quer estragar seu prato predileto e ainda correr o risco de prejudicar sua saúde e de sua família.
-
Planeje suas ações antes de iniciar o trabalho. É comum algumas pessoas, principalmente as que não tem prática com tarefas de cozinha, ficarem perdidas durante o processo de preparação dos alimentos, justamente por não planejarem suas ações. Então quando precisam desta ou daquela panela, deste ou daquele talher, não sabe onde está, ou esqueceu de lavar, ou pior, não tem o vasilhame apropriado para aquela refeição. Evite imprevistos, planeje-se.
-
Prefira alimentos de boa qualidade. Para saladas escolha sempre legumes e verduras frescas. Evite os legumes de fim de feira só porque estão em promoção, pois na maioria das vezes eles estão expostos há dias na banca e já perderam suas principais propriedades nutritivas. Quando o assunto é alimentação a qualidade deve vir antes da economia.